Tratamento capilar: entenda a saúde dos seus fios


Há muito a cosmetologia e a estética se alinharam para o desenvolvimento de estudos sobre a saúde dos cabelos. O campo, que ainda permite muito aprofundamento, originou uma grande quantidade de inovação que, por sua vez, trouxe ao mercado de beleza novas opções de tratamento capilar. Não há mais motivos para a mulher contemporânea enfrentar, sozinha, por exemplo, a queda de cabelos, os danos causados pelo excesso de química ou problemas com o crescimento dos fios.

É inegável que, agora mais do que em qualquer outrora, as mulheres estão muitíssimo mais propensas a danificar a beleza e saúde dos cabelos. E não apenas tinturas entram nesta gama de agentes externos: cloro, sol, secador, chapinha, aparelhos térmicos, produtos de uso doméstico ou mesmo de uso profissional, entre tantos outros. Ainda há fatores genéticos que causam determinado prejuízo ao cabelo, tais como a calvície – preocupação sempre latente no público masculino.

Para proteger as ceramidas e as proteínas, que são os fatores principais em um cabelo saudável, a indústria da beleza criou diversas opções que vão desde hidratações caseiras e hidratações à base de ampola, até tratamentos a laser ou de nanoqueratinização. É importante destacar que a queratina tem um grande papel na recuperação da fibra capilar, mas, por si só, ela não consegue suprir todos os danos causados pelos agentes externos. Para devolver a naturalidade e tratar os cabelos, os recursos também são variados: eletroterapia, vapor de ozônio, aparelhos de LED, chapas frias, equipamentos de desincruste, entre outros.

De maneira geral, os tratamentos capilares se dividem em três tipos: os de hidratação, os de nutrição e os de recuperação. Os tratamentos de recuperação estão ligados aos fatores de queratina e aminoácidos; os de nutrição, logicamente, aos nutrientes que detém a saúde do fio; e os tratamentos de hidratação devolvem os líquidos que formam a fibra capilar.

Acompanhe nossas próximas publicações aqui no blog e saiba qual o tratamento mais adequado para o seu tipo de cabelo, quais os produtos mais indicados para recuperá-los ou protegê-los, e como deixar seus fios lindos e saudáveis.

Imagem: acervo próprio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Inês Beauty. Proudly created with Wix.com