Banho quente: 8 dicas para lidar com esse vilão


Quando o inverno surge e começa a esfriar, ainda que vagarosamente, surge com ele um grande vilão dos cabelos bem cuidados: o banho quente. Nesta semana, separamos oito dicas para lidar com esse inimigo e ainda manter a beleza das madeixas.

Dica 01: Regule a temperatura do chuveiro.

Os cabelos não devem ser lavados com água acima de 20oC, pois a água quente fará com que suas cutículas dilatem e perde-se o brilho dos fios. A dica é enxaguar os cabelos com água fria.

Dica 02: Evite cobrir os cabelos.

A alta temperatura da água desequilibra a oleosidade natural do couro cabeludo – que, ou ressecará ou produzirá ainda mais óleo. A função do couro cabeludo é proteger e lubrificar os fios. E, ao cobrir a cabeça, cotidianamente e por longos períodos, você poderá fazer com que a oleosidade aumente consideravelmente, além de possibilitar o surgimento de fungos e bactérias. Procure não fazer uso excessivo de chapéus, lenços, gorros, boinas e tocas.

Dica 03: Cuide dos seus cachos.

Se seu cabelo é cacheado, atenção! O hábito da lavagem deve mudar de acordo com o clima, pois os fios cacheados são mais próximos, estruturalmente; sofrem com mais intensidade o efeito da eletrostática; e possuem hastes mais vulneráveis ao meio externo.

Dica 04: Alimente-se bem.

Uma alimentação equilibrada não influencia apenas no brilho e no crescimento dos fios, mas também ajuda a evitar a desidratação que o couro cabeludo tende a sofrer por causa dos longos e quentes banhos.

Dica 05: O pH da água também interfere nos seus cabelos.

Quanto mais ácido, mais as escamas se fecham e, consequentemente, mais brilho ganharão seus fios. Se a água for mais alcalina, as escamas ficarão abertas e você sentirá o cabelo mais áspero ao toque.

Dica 06: Opte por xampus secos.

Recomendamos xampus sem água e cujas bases sejam talco, pois, além de serem mais práticos, podem auxiliar no controle da oleosidade. Também é valido lembrar que, ao lavar os cabelos, é importante massagear o couro cabeludo para ativar a circulação e a oxigenação, que, por sua vez, são fundamentais no crescimento dos fios.

Dica 07: Diga não ao excesso de secador.

Além do xampu, da máscara, do condicionador e do living, também é preciso ter cuidado e moderação quanto ao uso – e o calor utilizado – do secador. O uso abusivo do secador poderá dar aos cabelos um aspecto oleoso e deixá-los sujeitos a dermatites.

Dica 08: Nossa última dica é: não durma com o cabelo molhado.

Dormir com o cabelo molhado, no inverno, cria a condição perfeita para que a umidade torne seus cabelos fracos e quebradiços.

Por fim, o banho quente torna-se um vilão por desequilibrar a oleosidade do couro cabeludo. Quando retirado este óleo natural, é comum os cabelos acabarem ficando ressacados, quebradiços, cheios de pontas duplas. Ou, quando o corpo tenta repor este óleo, os cabelos podem ganhar um aspecto rançoso e engordurado. Assim, esperamos que nossas dicas ajudem você a manter a saúde dos seus fios neste inverno!

Fonte das imagens: Acervo Visual Hunt.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags