Trend alert: boxer braid


A trend alert da vez são as tranças estilo boxeadora, ou boxer braid. Para que o cabelo não atrapalhe na luta e não caia no rosto, muitas boxeadoras norte-americanas prendem as madeixas em tranças idênticas embutidas nas laterais do cabelo, algo, a priori, simples. Mas, corrigindo o aparente equívoco, no universo da beleza nada é realmente simples.

A boxer braid é, na verdade, resultado de três fatores: o momento, a moda e o espírito. Em se tratando de momento, basta lembrar que este é um ano olímpico. Se falarmos em moda, devemos recordar a forte e atual influência do esporte-chique. E, quanto ao espírito dos tempos contemporâneos, devemos trazer à frente a imagem do empoderamento feminino, tão amplamente discutido. Então, nada mais representativo do que a estética de uma mulher boxeadora, lutadora, batalhadora - trabalhadora.

O penteado tornou-se hit com ainda mais força quando caiu nas graças do clã Kardashian-Jenner. Khloe Kardashian e Kylie Jenner foram as primeiras da midiática família a adotar a boxer braid. Em seguida, Kim Kardashian e a filha North West – que usou uma réplica do penteado adaptado para sua idade. North West, além de ser filha de um dos casais mais assediados da indústria da música e da moda, também é um símbolo It do mundo fashionista, como sua mãe e seu pai, o rapper americano Kanye West. Vale lembrar que a pequena North West está com apenas 2 anos de idade.

Se as irmãs Kardashian-Jenner usam, é possível que logo muitas celebridades adotem a tendência. Com as tranças estilo boxeadora não foi diferente. Selena Gomez, Rita Ora, Jennifer Lopez, Vanessa Hudgens, Katy Perry, Iggy Azaela, Leona Lewis, Jaime King e a namorada de Justin Bieber, Hailey Baldwin, completaram o grupo de famosas que adotou e confirmou o hit. No Brasil, Isabeli Fontana e Sabrina Sato saíram na frente exibindo o penteado com a sofisticação de looks de passarela e com o glamour das festas tupiniquins.

Apesar do grande sucesso em solo americano, por aqui a tendência levantou algumas questões sobre apropriação cultural. A apropriação cultural dá-se quando um determinado grupo passa a fazer uso de alguns elementos específicos da cultura de outro grupo. Logo, as tranças estilo boxeadora entraram nesse contexto por possuírem fortes referências africanas. Contudo, também é verdade que o próprio termo “apropriação cultural” virou moda no entretenimento e no jornalismo, a citar os recentes casos polêmicos envolvendo Beyoncé e Coldplay, no videoclipe de Hymn For The Weekend; Iggy Azalea em Bounce; e Major Lazer e DJ Snake em Lean On.

Assim, polêmica e profunda, a tendência boxer braid nos remete para a reflexão que, na indústria da beleza, nada é verdadeiramente raso ou superficial. Há sempre questões que influenciam o surgimento, o crescimento, a adoção de determinados hits. E entender tais questões é uma prerrogativa básica de qualquer profissional do meio.

Fonte da imagem: acervo Getty Images.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags