Pensar a moda


Para fazer moda é preciso pensar moda. Estar atualizado com as tendências comerciais e estratégias de vendas não garantem uma moda inovadora. É preciso, então, pensar e estudar moda em seus mais diversos conceitos e desdobramentos, e, claro, trocar experiências e conhecimentos. Seminários, congressos, encontros e conferências são espaços favoráveis para que essa troca ocorra. E entre maio e abril deste ano ocorrem 4 importantes eventos sobre pensar moda.

Na cidade de São Paulo, no dias 13, 14 e 15 de maio, ocorrem o IV Seminário Moda Documenta e o I Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Ambos os eventos são advindos de iniciativas do MiMo – Museu da Indumentária e da Moda. Sediados em parte no Instituto Europeu di Design, e em parte no Museu da Língua Portuguesa, os encontros trazem a proposta de pensar sobre memória e moda e suas implicações na cultura material e na museologia. As inscrições para participantes ouvintes e para os mini cursos oferecidos durante o seminário e o congresso ainda estão abertas.

Já entre os dias 27 e 30 de abril, em Florianópolis, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ocorrerá o 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPModa). O evento busca aproximar o mercado e meio acadêmico através de reflexões, debates, oficinas, exposições, palestras e apresentações. Sob o foco do pensar e do fazer moda são organizadas 4 áreas temáticas: trans, multi e interdisciplinaridade; comunicação e comportamento; cultura e aparência; e tecnologia e sustentabilidade.

Para o 4º ENPModa, estão abertas as inscrições para comunicação oral e pôsteres até este final de semana, domingo, dia 16/03. Há também como participar apenas como ouvinte, cujo prazo de inscrição encerra-se no dia 30/04. Os maiores destaques do evento são: a conferência internacional com Valerie Steele, PhD da Universidade de Yale e diretora do Museu do Fashion Institute of Technology, de Nova Iorque (EUA); e a mesa-redonda “Pensar Moda” com Nízia Villaça (UFRJ) e Renata Pitombo (UFRB).

Fora de terras tupiniquins, outro evento que busca o diálogo do pensar moda é o I Seminário Iberoamericano de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Moda, SIACOM. O seminário ocorre nos dias 11 e 12 de abril, na Universidade do Minho, em Braga – Portugal, e promoverá discussões e workshops sobre as novas práticas do pensamento estético contemporâneo. Apesar de sediado em solo português, o evento é organizado através de uma parceria entre a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (ABEPEM) e o Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS – PUC São Paulo).

Assim, o pensar moda pode aproximar e fortalecer os vínculos entre mercado e universidade, além de propor novas perspectivas sobre inovação na moda. E eventos como seminários, congressos e encontros são campo fértil para a troca de experiências e para reflexões sobre o fazer moda.

Fonte da imagem: elaborado pelo autor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Inês Beauty. Proudly created with Wix.com